Cabeçalho

Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo
 
INDÚSTRIA DO TABACO 'DEITA E ROLA' NO BRASIL

Mas se levarmos em conta os anos de padronização dos maços em outros países:

 AUSTRÁLIA

 7 X 0

 BRASIL

 FRANÇA

 3 X 0

 BRASIL

 NORUEGA

 1 X 0

 BRASIL

 URUGUAI

 1 X 0

 BRASIL

05/09/2018  16:00

Agosto foi marcado pela entrada em vigor no Uruguai dos maços genéricos de cigarro.

Agora são quatro os países que padronizaram os maços, enquanto outros tantos encaminham a medida. E o que dizer da proibição de saborizantes nos cigarros, como mentolados, que já ocorre em mais de 30 países, como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Cingapura e Tailândia, etc.

Mas o que mais chama a atenção no Brasil é a falta de compromisso do Congresso Nacional com a Saúde Pública, através do Senado, ao adiar a Audiência Pública para debater medidas antitabaco, como padronização dos maços e exclusão de saborizantes (PLS 769/2015), que ocorreria, pasmem, em pleno Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto de 2018).

É uma vergonha!

Vale a pena lembrar, nesta época de desinformação, que a Lei nº 12.546, de 2011 (que atualizou a Lei 9.294/96), que proibiu qualquer publicidade do tabaco, permite apenas a exposição dos referidos produtos nos locais de vendas.

No entanto, a indústria do tabaco deita e rola, transformando os pontos de  venda em verdadeiros carros alegóricos, com cores, luzes, letras artísticas, etc.

E ainda vende cigarros junto com doces e balas:

Vale lembrar ainda que a indústria do tabaco só deixou de realizar publicidade descontrolada nos pontos de venda por que a Amata ingressou com uma representação no Ministério Público de São Paulo, que resultou num Termo de Ajustamento de Conduta que obrigou as tabaqueiras a cumprirem a lei, três anos após a vigência da lei...

Agora, a Amata estuda ingressar com nova medida para ver a lei efetivamente cumprida, como destaca seu Diretor-Geral, Silvio Tonietto: "O que vivemos no Brasil é uma inércia inexplicável". "Precisamos continuar trabalhando, e dividindo com os outros a felicidade de viver livre do tabaco", acrescenta.

Abaixo, as imprescindíveis notícias do mês, dentre as quais destacamos:

Boa leitura.

Diretoria-Geral

Nota: 88% do cultivo do tabaco no Brasil são destinados à exportação, e medidas antifumo nacionais são positivas para a economia brasileira.

Pare de Fumar Agora!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"
paredefumaragora.com.br
Sucesso no youtube
"30 minutos que valem uma vida"

Notícias do mês:

Comentário do mês: 

C. K.  4 dias atrás  Excelente vídeo, grande incentivo!

T. R.  1 semana atrás  Compro pcte de cigarro tbm, fumo 2 carteiras por dia, vou fazer o desafio de 24h pois me senti inspirada e confiante.
Sou bipolar e qd tento parar de fumar tenho a alucinação e transtorno de pânico,  penso que é devido a ansiedade.
Assumo a culpa do meu vício e ñ tenho medo de engordar apesar de já estar acima do peso.
Talvez eu esteja iludida quanto o grau de dificuldade da abstinência.
Gratidão!



As notícias, sendo a maioria de mídia impressa, são oriundas, sempre que possível, dos primeiros veículos de comunicação que as divulgaram. Por isso, algumas constam de sites de língua portuguesa da Europa ou da Ásia. Em certos casos, contudo, damos preferência a reportagens cujo conteúdo esteja mais completo ou ideologicamente mais correto.

amata.org.br