Cabeçalho

Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo

É HORA DE PARAR DE FUMAR

OMS anuncia campanha para reduzir em 75% o número de fumantes no mundo

Brasil tem oportunidade de ouro com reforma tributária

Mais uma explosão de cigarro eletrônico leva até crianças fumantes passivas ao hospital, e em estado grave

31/07/2020 16:00

OMS ANUNCIA CAMPANHA PARA REDUZIR EM
75% O NÚMERO DE FUMANTES NO MUNDO

A ONU divulgou este mês que a OMS e parceiros se uniram para ajudar mais de 1 bilhão de pessoas (dos 1,3 bi de fumantes) a largarem o tabaco.

A empresa Johnson & Johnson Consumer Health já doou 37.800 adesivos de nicotina para ajudar 5.400 pessoas a deixar de fumar na Jordânia, que possui uma das maiores taxas de uso de tabaco do mundo e será o país piloto.

Embora cerca de 60% dos usuários no mundo digam que desejam parar, apenas 30% têm acesso às ferramentas que podem ajudá-los.

A Amata continua com a sua singela colaboração nessa tarefa com a sua palestra 'Preparação para Parar de Fumar' no youtube, com mais de 365 mil visualizações, quase 10 mil likes e 5 mil inscritos no Canal, e 667 comentários (Veja o comentário do mês mais abaixo).

BRASIL TEM OPORTUNIDADE DE OURO COM REFORMA TRIBUTÁRIA

O Ministério da Economia divulgou que a reforma tributária que o governo pretende enviar ao Congresso terá a criação de um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas.

É uma chance de ouro para o Poder Executivo e o Parlamento corrigirem o flagrante equívoco tributário brasileiro.

Como anunciado no Resumo de Notícias de janeiro/2020, o IPI da cerveja a 6%, menos que certos produtos básicos como xampus e desodorantes (7%), tijolo (8%), e bolacha e biscoitos (10%), é mais que um fomento ao alcoolismo. É uma verdadeira instigação, induzimento e auxílio ao suicídio e aos crimes decorrentes do vício. 

E os valores agregados dos cigarros no Brasil, embora as alíquotas tributárias sejam relativamente altas, são baixíssimos por serem fabricados internamente. Na França ou na Austrália, por exemplo, mesmo já se computando a diferença do real em relação ao euro ou ao dollar, chegam a ser dez vezes maiores, havendo muita margem para aumento do imposto.

Enfim, é uma chance inestimável do Brasil se aproximar dos padrões internacionais de impostos seletivos sobre produtos com externalidades pública e notoriamente reconhecidas como negativas.

MAIS UMA EXPLOSÃO DE CIGARRO ELETRÔNICO LEVA ATÉ
CRIANÇAS FUMANTES PASSIVAS AO HOSPITAL, E EM ESTADO GRAVE

Neste mês até crianças, de 12 e 9 anos, foram hospitalizadas vítimas da explosão de cigarro eletrônico de uma mãe, uma delas com queimaduras graves no rosto, braços e pernas.

Felizmente, esperamos continuar não tendo esse problema no Brasil.

Abaixo, as imprescindíveis notícias do mês, das quais destacamos:

BBC Brasil - (Primeiro mundo é outro nível) Coronavírus: pandemia leva número recorde de fumantes a largar o cigarro no Reino Unido. Cerca de um milhão de pessoas

Revista Época - Jovens fumantes, de 18 a 25 anos, têm duas vezes mais chances de morrer ou desenvolver complicações graves pela Covid-19, alerta estudo da Universidade da Califórnia, EUA

Agência Brasil - Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo associa consumo de álcool a mortes violentas na capital de SP. 32% das mortes decorrentes de acidente de trânsito e 30,5% dos homicídios

Dinheiro Vivo - (Felizmente nunca chegou ao Brasil, e já deixou também Espanha, Áustria, Bélgica, França e Israel) Juul, empresa de e-cigarettes, deixa Portugal ao fim de oito meses

Ler mais [+]

Boa leitura.
Diretoria-Geral

Nota: 88% do cultivo do tabaco no Brasil são destinados à exportação, e medidas antifumo nacionais são positivas para a economia brasileira.

Pare de Fumar Agora!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"
paredefumaragora.com.br
"30 minutos que valem uma vida"

Comentário do mês:

V. R. - 2 semanas atrás - Gente, tô maravilhada, a melhor palestra que já vi!!! Que Deus abençoe este senhor, quero muito e vou conseguir parar de fumar.

Ler mais [+]

As notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo são, na sua maioria, dos primeiros veículos de comunicação que as divulgaram. Em certos casos, contudo, damos preferência a reportagens cujo conteúdo esteja mais completo ou ideologicamente mais correto.

amata.org.br