Cabeçalho

Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo

  • EXCLUSIVO: Novo escândalo do governo Bolsonaro?
  • Problema do Brasil não é a necessidade do auxílio Brasil; é a dependência e gastos dos mais pobres com o cigarro.
  • Cigarro eletrônico: a nova Fraude Contra a Saúde Pública. 
  • Questão ambiental: Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais ainda é muito tímida.

30/11/2021 17:00

 

EXCLUSIVO: Novo escândalo do governo Bolsonaro?

Só uma CPI no Senado seria capaz, efetivamente, de descobrir se a coincidência entre a mudança na Gerência de fiscalização de produtos fumígenos da ANVISA, ocorrida em 29/07/2021 -, imputada ao grupo de poder de parlamentares denominado de “Centrão” pela Associação dos Servidores da Anvisa (UNIVISA) -, possui alguma ligação com a propaganda absolutamente ilegal da empresa Souza Cruz em toda a cidade de São Paulo, quiçá no estado ou no Brasil.

A AMATA, cumprindo sua função institucional, ingressou em 04/11/2021 com uma representação contra a tabaqueira no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Efetuamos também, em 19/11/2021, quatro denúncias contra os principais estabelecimentos citados na representação - três padarias e uma lanchonete-restaurante -, pelo Canal de Denúncias na Vigilância Sanitária do Município de São Paulo.

Apresentamos ainda, em 25/11/2021, denúncia à Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, pois a publicidade ocorre em todo o estado; e, por sugestão de um membro da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco - CONICQ, protocolamos na mesma data denúncia ao Procon de São Paulo.

Por fim, apesar dos fortes indícios de ligação com a indústria do tabaco, a Gerência de fiscalização de produtos fumígenos da ANVISA também foi comunicada, em 17/11/2021, por mensagem-e, dos fatos narrados na representação acima citada.

Nestes momentos em que a CONICQ vem sofrendo interrupções de reuniões por ataques de parlamentares representantes do governo, e até mesmo foi afastada da conferência mundial da OMS sobre tabagismo - a COP9, ocorrida de forma totalmente virtual, a AMATA é a resistência! 

À par da falta de respeito da tabaqueira para com a sociedade, confiamos nas autoridades constituídas, e temos certeza de que São Paulo se fará  ouvir, e restabelecerá a ordem e o cumprimento da lei.

 

O problema do país não é o valor do auxílio Brasil;
é a dependência e os gastos dos mais pobres com o cigarro

Levantamento do Centro de Apoio ao Tabagista em outubro mostrou que 56 itens de cesta básica e de primeiras necessidades deixam de ser adquiridas no varejo por quem compra diariamente um maço da marca Marlboro, ou seja, gasta R$277,50 por mês com cigarro.

Ainda que o cigarro mais vendido no mundo não seja o mais popular no Brasil, as classes mais baixas socialmente e em escolaridade são as que mais fumam, e em maior quantidade, e de certa forma aproximadamente metade do valor do auxilio Brasil vai para o ralo da compra do tabaco, se não gastos com bebida alcoólica.

Uma vergonha.

 

Cigarro eletrônico: a nova Fraude Contra a Saúde Pública

Embora o produto seja recente, estudos divulgados neste mês do INCA (aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação, e em mais de quatro vezes de uso do cigarro convencional), de pesquisadores da Califórnia entrevistando 13 mil fumantes (mudar para o cigarro eletrônico torna menos provável o abandono do tabagismo), de Mestre e Doutor da USP (jovens que começarem a consumir, cedo, cigarros eletrônicos serão futuros consumidores dos cigarros de tabaco e até de maconha), da Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai, EUA (risco de derrame antes dos 50 é maior em usuários de cigarro eletrônico), da Universidade do Sul da Califórnia (uso de vapes pode desencadear mutações gênicas similares às do fumo comum), pelo cardiologista Marcelo Ulhoa (cigarros-e chegam a ter 15 vezes mais nicotina que convencionais), dentre outros, indicam a nocividade do cigarro eletrônico.

O termo "Fraude Contra a Saúde Pública" foi alcunhado num processo nos EUA, que em 1997 levou à maior indenização judicial da história, paga desde então aos 50 estados americanos que custeiam a Saúde naquele país. No Brasil, uma ação similar ainda engatinha, como anunciamos em nosso Resumo de Notícias de junho de 2019.

Não bastasse o mal que já fazem, é uma irresponsabilidade a tabaqueira Philip Morris internacional tentar promover uma nova forma de produto que já causou diretamente - na hora do uso -, no mínimo 68 mortes e 2.807 internações, recebendo até um nome para a doença que pode causar, EVALI, sigla em inglês de 'E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury' (Lesão pulmonar associada a cigarro-e ou vaporizador).

 

Questão ambiental: Política Nacional de Pagamento
por Serviços Ambientais ainda é muito tímida

Atendendo certamente a inúmeros pedidos, dentre eles o da Amata, o Globo Rural fez, em 10/10/2021, uma bela matéria sobre a atual produção de água no Brasil.

Sem embargo da boa qualidade, como a própria matéria conclui, contamos com apenas alguns missionários da conservação, face à grave ameaça da crise hídrica que se avizinha.

Pedimos licença, então, num brainstorm naturalmente informal e despretensioso, para fomentar algumas sugestões:

  • criação de um consórcio de veículos da imprensa para aferição real do desmatamento da Amazônia?
  • criação de um centro de inteligência, semelhante à da covid-19 em São Paulo, para planejar a preservação e a recuperação da Amazônia e das matas nativas brasileiras?
  • urgência na tramitação do marco regulatório do carbono no Brasil - Projeto de Lei nº 528 da Câmara dos Deputados?
  • o Brasil assumir o protagonismo na ONU para a efetivação do marco regulatório do carbono no mundo, por ser um dos maiores interessados em receber pela preservação ambiental; a exemplo da atuação da diplomacia brasileira na Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, onde o chanceler Luiz Felipe Seixas Corrêa teve papel de destaque como o segundo presidente e principal negociador no segundo biênio da elaboração desse tratado?
  • permissão a países interessados em investir na proteção da Amazônia ou no reflorestamento de matas nativas para criar bases de apoio, tanto de atuação quanto de fiscalização, em pontos estratégicos?

Aos otimistas de plantão quanto à questão ambiental, lembramos que já pagamos a tarifa mais alta de energia elétrica, e a região sudeste, mais populosa e produtora do país, pode ser uma das mais prejudicadas no planeta pelo aquecimento global, com seu maior reservatório, Cantareira, ao nível de 25% em plenos meados do período de chuvas...


Não deixe também de ler abaixo as imprescindíveis notícias do mês.

Boa leitura.

Pare de Fumar Agora!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"
Sucesso no Youtube
"30 minutos que valem uma vida"

Comentário do mês:

N. L. - 13 dias atrás - Excelente
Maravilhoso
Impecável
Sem palavras pra esse cara, de forma simples e com alta precisão nas palavras!
Começam hoje as primeiras 24h de vitória e depois mais 24h, 24h etc..

W. R. - 4 semanas atrás - 9 dias sem nicotina e muito bom, tudo melhora.

M. M. - 1 mês atrás - Melhor video do youtube

Notícias do mês:

Pare de Fumar Agora!
Palestra "Preparação para Deixar de Fumar"
no YouTube ou no 
Site da Amata
"30 minutos que valem uma vida"

Comentário do mês:

N. L. - 13 dias atrás - Excelente
Maravilhoso
Impecável
Sem palavras pra esse cara, de forma simples e com alta precisão nas palavras!
Começa hoje as primeiras 24h de vitória e depois mais 24h, 24h etc..

W. R. - 4 semanas atrás - 9 dias sem nicotina e muito bom, tudo melhora.

M. M. - 1 mês atrás - Melhor video do youtube

As notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo são, na sua maioria, dos primeiros veículos de comunicação que as divulgaram. Em certos casos, contudo, damos preferência a reportagens cujo conteúdo esteja mais completo ou ideologicamente mais correto.