RESUMO DE NOTÍCIAS SOBRE O TABAGISMO E O ALCOOLISMO TEMA DO DIA MUNDIAL SEM TABACO 2024: "PROTEGENDO AS CRIANÇAS DA INTERFERÊNCIA DA INDÚSTRIA DO TABACO”. VAPE ESTÁ DEFINITIVAMENTE PROIBIDO NO BRASIL. CNI, UMA ENTIDADE SEM 'COMPLIANCE' ? 10/05/2024 17:00
TEMA DO DIA MUNDIAL SEM TABACO 2024: "PROTEGENDO AS CRIANÇAS DA INTERFERÊNCIA DA INDÚSTRIA DO TABACO” A OMS escolheu o tema protegendo as crianças da interferência da indústria do tabaco para o dia 31 de maio de 2024. Nada mais oportuno, pois um ex-presidente de uma companhia de cigarros (Ligget) confessou, na década de 90, que a publicidade do cigarro era dirigida a crianças de 05 a 12 anos no passado. A AMATA continua fazendo a sua parte. Neste mês, ingressamos com uma representação no Ministério Público de São Paulo contra as empresas Mercado Livre, Magazine Luiza e Shopee, para os cigarros eletrônicos serem retirados das suas plataformas de comércio on line. Não proporcionar produtos proibidos no presente é uma forma de proteger as próximas gerações.
VAPE ESTÁ DEFINITIVAMENTE PROIBIDO NO BRASIL Em 24/04/2024, com a publicação da Resolução nº 855, a ANVISA proibiu definitivamente a importação e a venda de cigarros eletrônicos no Brasil, o que já ocorria preventivamente dede 2009; e reforçou também a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, público ou privado, como qualquer outro produto fumígeno, nos termos do art. 2º da Lei 9.294/96. A AMATA, por seu Diretor-Geral, participou dos debates, e há pelo menos três razões para a manutenção da proibição: 1ª) Países que, pelo alto número de fumantes, apelaram para o cigarro eletrônico, tiveram uma migração proporcional de usuários do cigarro comum para o formato eletrônico, segundo a própria indústria do tabaco. Ou seja, não é um dispositivo para parar de fumar, como propalado desde o início. 2ª) A legalidade do cigarro convencional não inibiu o contrabando desse produto. 3ª) A indústria do tabaco não desiste da ação direta de inconstitucionalidade no STF, ADI 4874/2012, para continuar adicionando sabores e aditivos potencializadores da dependência nos cigarros comuns, como a amônia, o que se perpetua ao longo dos anos, com o beneplácito vergonhoso do STF. Como confiar que não faria isso nos dispositivos eletrônicos?
CNI, UMA ENTIDADE SEM 'COMPLIANCE' ? A decisão da ANVISA escancara, outrossim, a falta de 'compliance" da Confederação Nacional das Indústrias - CNI, que ingressou, pela indústria do tabaco, com a ADI 4874/2012 acima citada; mantendo o viciamento, o adoecimento e a morte dos dependentes do cigarro. Pode a CNI não dar exemplo de 'compliance' às indústrias que representa no Brasil?
Não deixe de ler, abaixo, as imprescindíveis notícias do bimestre; que, uma vez mais, falam por si. Mantenha-se bem informado! Boa leitura.
Últimos comentários da palestra: @cerleitecchio9707 - há 2 dias - Estou assistindo! Valeu. @jandirasantos5685 - há 3 dias - Estou assistindo 4demaio2024 @NadoMemeCoins - há 7 dias - Eu Vou Para @damiltonoliveira300 - há 8 dias - Isso é uma miséria na vida da pessoa tem 40 dias q larguei pra mim tá sendo uma Vitória tô sentindo os efeitos dores de cabeça tontura dores no corpo falta de sono q eu não sentia lsso antes hje Tô sentindo @RosaniaMotta - há 9 dias - Boa noite sim gostei muito ,ficam com Deus @adeilsonlima9941 - há 2 semanas - Ótima palestra estou 8 dias hoje sem fumar é vou vencer em nome de Jesus não volto mais @dorescosta6736 - há 2 semanas - Excelente exemplo e palestra, obrigada @ingridliberteseuser - há 2 semanas - Estou fumando e assistindo.. n procurei o video.. apareceu. Estou ha mto tempo pensando que preciso parar, tenho mto medo de adoecer.. e aqui estou. Vou ver @alexsandraraimann2233 - há 2 semanas - Agradeço,nos vamos conseguir,ja conseguimos @wladimircarvalhoibiapina - há 3 semanas - Gostaria muito que minha esposa abandonasse esse terrível vicio vou fazer o possível para ajudá-la. @mariadasnevescarvalho6086 - há 4 semanas - Eu estou assistindo @MarlindaGuilherminadaSilva - há 1 mês - Com essa palestra eu vou para de fumar Com a força De Deus Notícias do bimestre: 20/04/2024 - Amata - Coragem com ciência! Guilherme A. R. Franco
10/04/2024 - APMP - Guilherme Athayde Ribeiro Franco:
As
notícias sobre o tabagismo e o alcoolismo são, na sua maioria, dos primeiros veículos de comunicação que as divulgaram. Em certos casos, contudo, damos preferência a reportagens cujo conteúdo esteja mais completo ou ideologicamente mais correto.
|