Influência dos fatores de risco sobre a sobrevida de homens com diagnóstico de câncer

Estudo realizado por pesquisadores sul-coreanos, e publicado no Journal of Clinical Oncology de 1 de Novembro de 2006, demonstrou a influência dos fatores de risco de câncer não só na sua gênese como também na sobrevida dos pacientes diagnosticados com esta doença.

O estudo acompanhou 14.578 homens com diagnóstico de câncer por 9 anos e demonstrou que os fumantes apresentaram a menor índice de sobrevida geral (analisando-se todos os cânceres de forma combinada) e uma menor sobrevida especificamente nos cânceres de pulmão e fígado. O estudo apontou evidências de que homens fumantes são menos propensos a realizar os testes de rastreamento disponíveis para a detecção precoce de alguns tipos de câncer. Com isso, tendem a ter o seu diagnóstico de câncer mais tardiamente, quando os índices de letalidade desta doença são maiores. Além disso, o fumo, por si só, promove um crescimento mais agressivo dos tumores.

Além do fumo, o estudo também observou o papel de outros fatores de risco, como o consumo de álcool, resistência à insulina e obesidade. Maiores informações podem ser obtidas no endereço:

http://www.jco.org/cgi/content/abstract/24/31/5017

Fonte: Reuters Health em 07-11-2006.