TRF de São Paulo manda soltar Hyran Garcete

Terça-feira, 08 de Maio de 2007 17:12
Marta Ferreira

Decisão da tarde desta terça-feira do TRF 3 (Tribunal Regional Federal) mandou soltar o empresário Hyran Georges Delgado Garcete, acusado de ser o chefe de um esquema de contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro, 7 meses após ser preso.

Garcete está no presídio federal de Campo Grande desde o dia 20 de março, quando foi transferido após a descoberta de um plano de fuga, que envolveria o pagamento de R$ 1 milhão para que ele saísse pela porta da frente do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande).

A decisão favorável a Garcete é da 2ª Turma Criminal do TRF3, sediado em São Paulo, que cuida dos recursos envolvendo ações na esfera federal em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os desembargadores entenderam que ele pode responder ao processo em liberdade.
O despacho condiciona a liberação dele à apresentação do passaporte, uma tentativa da Justiça de inibir fugas para outros países.O advogado de Garcete, Renê Siufi, informou que o documento deve ser apresentado amanhã, para que o cliente seja solto.

Acusação - Garcete, apontado como "cabeça" em esquema de contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro, está preso desde 10 de outubro, quando foi desencadeada a operação Bola de fogo. Primeiro ele ficou na PF, depois foi levado para o Presídio de Trânsito e desde fevereiro passado estava no Instituto Penal, de onde foi transferido para a prisão federal.

Fonte: Campo Grande News em 09-05-2007.