UE pede veto a anúncios de tabaco no GP da China

A União Européia (UE) pediu que a China proíba a publicidade de qualquer marca de cigarros no Grande Prêmio de Xangai da Fórmula 1. A China é a maior consumidora e produtora mundial de tabaco do mundo.

"As corridas são transmitidas na Europa. Se fazemos uma campanha contra os cigarros aqui, não podemos permitir que façam propaganda assim. Isso prejudicaria a eficiência do nosso trabalho, principalmente com o público jovem", disse o secretário de saúde da UE, Markos Kiprianou, que concluiu uma viagem de uma semana à China nesta quarta-feira.

O bloqueio europeu não autoriza a publicidade de tabaco nas corridas realizadas no continente e está tentando convencer os outros anfitriões da Fórmula 1 a seguirem seu caminho, como China, Mônaco, Bahrein, e Japão.

Kiprianou afirmou que insistiu com o vice-ministro da saúde da China para que este estabaleça o veto, mas não obeteve resposta. Segundo dados da própria UE, um milhão de chineses morrem por ano devido a doenças causadas pelo consumo de tabaco, enquanto outros 540 milhões sofrem com os efeitos de ser fumante passivo

Terra, em 12/09/07