PF deflagra operação contra contrabando de cigarros

por Claudio Julio Tognolli

13/12/2005- Depois de 11 meses de investigação feita por agentes da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, foi deflagrada nesta terça-feira (13/12) a Operação Anfíbio. A ação acontece em três estados * Paraná (Foz do Iguaçu, Santa Helena e Marechal Rondon), São Paulo (Ribeirão Preto) e Minas Gerais (Passos) * com o objetivo de prender criminosos envolvidos com o contrabando de cigarros e outras mercadorias estrangeiras.

Segundo a PF, a investigação comprovou a existência de um esquema ilegal de envio de cigarros e outras mercadorias, fruto de contrabando e descaminho, do Paraguai para Brasil. Foram identificados compradores dessas mercadorias nas cidades de Ribeirão Preto e Passos. De acordo com os policiais, a organização criminosa contava, ainda, com a participação de um policial militar do Paraná, que dava cobertura ao transporte dessas mercadorias.

A Polícia Federal afirma que o contrabando chegava ao Brasil de duas maneiras: atravessando o Lago de Itaipu, ou via terrestre, entrando por Foz do Iguaçu ou pelo Mato Grosso do Sul. Daí o nome da operação, em razão da atuação da quadrilha tanto na água quanto em terra.

Participaram da operação mais de 80 policiais federais, dentre delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas de várias unidades da Polícia Federal. Foram cumpridos 17 dos 18 mandados de prisão expedidos. Durante a Operação foram apreendidos dinheiro (reais e dólares), documentos de imóveis, gabinete de computador, pedras, cheques, celulares, documentos diversos e automóveis.

De acordo com as informações da Delegacia, foram presas nove pessoas em Foz do Iguaçu, duas em Marechal Candido Rondon (PR), três em Ribeirão Preto (SP) e duas em Passos (MG). Em Santa Helena (PR), uma pessoa foi presa e um policial militar está foragido.

Fonte: Consultor Jurídico em 14-12-2005.