Buscar em Palavra chave Busca avançada
 
Login Senha

Cadastre-se
Esqueceu a senha?

 

O que é isso?
ESCRITÓRIOS
PARCEIROS
ESCRITÓRIOS
ENTIDADES
EMPRESAS
CURSOS
SERVIÇOS
Restaurante tradicional do Recife se compromete a coibir cigarro
Com mais de 125 anos de atividade no Recife (PE), o Restaurante Leite, um dos mais antigos do Brasil, firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (Pernambuco). O objetivo do acordo é evitar que empregados ou clientes fumem cigarros ou outros derivados do tabaco no estabelecimento comercial.

O restaurante é famoso pelo cardápio requintado e é freqüentado por políticos, artistas e intelectuais pernambucanos.

Segundo informações do MPT (Ministério Público do Trabalho), o documento foi assinado pelo proprietário do restaurante, Armênio Ferreira, e pelos procuradores do Trabalho Pedro Luiz Gonçalves Serafim e Maria Auxiliadora de Souza e Sá. As obrigações definidas no TAC já estão em vigência.

A procuradora Maria Auxiliadora de Souza e Sá explicou que a negociação com o restaurante foi provocada por denúncia à Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Procuradoria em Pernambuco. “O Ministério Público do Trabalho vem desenvolvendo ações para melhoria da saúde do trabalhador no meio ambiente do trabalho, e o combate ao tabagismo é um deles”, explicou.

Ela também informou que o proprietário do restaurante concordou em realizar ampla campanha educativa para maior conscientização dos clientes e funcionários, já que não há possibilidade de oferecer área aberta exclusiva para fumantes, nos termos da legislação que proíbiu o fumo em locais públicos fechados.

Determinação
A Lei nº 9.294/95 proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente. Há ainda dois decretos federais e uma lei estadual no mesmo sentido.

O não-cumprimento de qualquer das obrigações firmadas no TAC com o MPT sujeitará o restaurante ao pagamento de multa no valor de R$ 1.000 por infração. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

O TAC com o Restaurante Leite não é fato isolado. Em dezembro, o procurador Fábio André de Farias e agentes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária visitaram 30 estabelecimentos, dentre bares, restaurantes e boates do Recife, como parte da Campanha “Ambiente Livre do Fumo”.

Leia mais:
Rhodia firma TAC em São Paulo para cumprir Lei de Cotas
Souza Cruz tem de pagar R$ 152 mil a família de fumante

Terça-feira, 8 de janeiro de 2008

| |
COMENTÁRIOS  
  Esta notícia possui 1 comentário. Clique aqui para ler o comentário dessa notícia.


Compre na internet e receba em casa
Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

Efeito ex nunc e as Decisões do STJ

Direito do Trabalho Aplicado

Direito Tributário, Direito Penal e Tipo

Recursos, Habeas Corpus e Mandado de Segurança no Processo Penal