exclusivo online
Tamanho do texto  

10/10/2008 - 22:56 - Atualizado em 11/10/2008 - 10:27
O cigarro que emagrece, faz bem para os dentes e acalma os nervos está em exposição na Biblioteca Pública de Nova York. Uma série de propagandas antigas de cigarro mostra os esforços usados pela indústria tabagista para exaltar supostos benefícios do fumo
Andres Vera

“Mais médicos fumam Camel do que qualquer outro cigarro”. A frase, que hoje faria tremer qualquer associação de medicina, está estampada num anúncio de cigarro da marca Camel criado em 1946. Houve um tempo em que o hábito de fumar, além de elegante, fazia bem à saúde. Essa era a pretensão de uma poderosa indústria tabagista que, em busca de consumidores, recrutou médicos, dentistas e até bebês a seu favor. “Puxa, mamãe, você realmente gosta dos seus Marlboros”, diz outro anúncio polêmico que estampa a foto de uma criança. Essas propagandas, criadas entre os anos 1927 e 1954, fazem parte de uma exposição organizada pela Biblioteca Pública de Nova York. Os anúncios, que circulavam em revistas como Life e Saturday Evening Post, são coloridos e criativos. A exposição ainda recorre a celebridades que emprestaram rosto e pulmões à indústria tabagista. O ator Ronald Reagan, o esportista Joe DiMaggio e até Papai Noel aparecem de cigarro em mãos.

As propagandas também poderiam ilustrar uma recente e polêmica descoberta de pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade Stanford. Em setembro, eles revelaram documentos secretos que mostram o verdadeiro tamanho dos interesses da indústria tabagista. Artistas como John Wayne, Henry Fonda e Bette Davis receberam milhares de dólares para promover marcas de cigarro durante a era dourada do cinema americano, nas décadas de 30 e 40. Só a empresa American Tobacco pagou o equivalente atual a US$ 3,2 milhões para ver a marca Lucky Strike nas telas de Hollywood. Entre os artistas mais bem pagos estavam Clark Gable, Gary Cooper e Joan Crawford. Cada um recebeu US$ 10 mil, o equivalente a US$ 100 mil atuais. A indústria tabagista não imaginava que acender um cigarro e sorrir como Clark Gable custaria um preço ainda maior à saúde das gerações que compraram a propaganda de Hollywood. Se o médico que defendeu as maravilhas de Camel não fosse apenas um figurante de publicidade, nenhuma tosse disfarçaria o constrangimento.

Reprodução
 
"Mais médicos fumam Camel do que qualquer outro cigarro"
A marca Camel distribuiu maços de cigarro na entrada de convenções médicas no ano de 1946. Ao final do evento, um grupo de pesquisadores perguntava qual marca de cigarro os médicos levavam no bolso. A resposta não podia ser outra: eram os mesmos maços recebidos antes. A "estatística" virou anúncio.


 Reprodução
 
"Como seu dentista, eu recomendo Viceroys"
Enquanto as causas de câncer bucal eram lentamente associadas ao fumo, o cigarro Viceroys exibia dentistas defendendo a marca. De acordo com estatísticas da empresa, mais de 38 mil dentistas aprovavam Viceroys.

 Reprodução
 
"Puxa, mamãe, você realmente gosta dos seus Marlboros"
O uso de crianças na propaganda atingia principalmente o público feminino, e fazia parte dos esforços da indústria tabagista para ampliar a base de consumidores. Segundo a peça publicitária, o milagre dos cigarros Marlboro era não "empapuçar" seus usuários. 

Ainda nesta matéria
Página 1 de 2   -   Próxima página : Quando fumar fazia bem à saúde
Comentários
  • JUNIOR | RJ / Niterói | 11/10/2008 23:44
    fumar faz mau
    toda pessoa sabe que fumar faz mau,porque elas fuman? A fumaça do cigarro faz mau para a saúde.
  • Waldir Prado de Oliveira | BA / Abaíra | 11/10/2008 23:41
    Fumar
    Fumei 30 anos de minha vida, comecei realmente em função destas propagadas enganosas que estas indústrias ultilizavão na época da ignorância e ausência de qualquer tipo de defesa de consumidor, entendi e já faz 10 anos que parei. O duro e ver ainda muita gente fumando.
  • regina | MS / Campo Grande | 11/10/2008 23:25
    Fuma quem quer
    Fica em casa mesmo...kkkk...fuma quem quer. eu sou fumante, sei dos riscos,não sou burra...se vc não gosta de cigarro..problema seu meu querido...

PUBLICIDADE
Qual a sua opinião sobre a postura do presidente Lula diante da crise econômica?



ÉPOCA desta semana traz uma reportagem que ajuda os pais a escolher a melhor escola para seus filhos. O que você leva em consideração na hora de tomar essa decisão? Divida a sua experiência com os outros pais.
LINKS PATROCINADOS