O humor é multifacetado. E a União Europeia decidiu valer-se dele na luta contra o tabagismo, usando-o como condutor central de uma loja virtual na Internet em que são anunciadas as virtudes de produtos fabricados com extractos de tabaco, para quem está «farto de ter um ar saudável». Veja o vídeo aqui.
«Basta uma aplicação para ficar dez anos mais velho», é o slogan prometido. Se é fumador e anda à procura de motivação para deixar o cigarro não deixe de visitar o Nico Market.
Ao todo são apresentados quatro produtos com propriedades cosméticas para quem a beleza é um incómodo. O «cabeça de cartaz» é o Nico Clean. Trata-se de um «creme facial enriquecido com extractos de tabaco e microcápsulas que são absorvidas pela sua epiderme», lê-se no sítio. Com uma garantia: «Cada aplicação vai fazê-la sentir-se dez anos mais velha».
Não apagou cigarro e mordeu em GNR
Leia aqui histórias do último cigarro
Conheça a lei anti-tabágica na Europa
Um dos vídeos ilustra o poder do produto. Uma jovem mulher move-se com sensualidade para um espelho. Mas, perante um rosto macio e sem rugas, exibe um esgar de pânico. Contudo, sorriso regressa após massajar a face com o Nico Clean, que lhe confere um tom esverdeado, como se tivesse acabado de tirar a cabeça de um balde cheio de resíduos radioactivos.
A fórmula repete-se com o Nico teeth - «a primeira pasta de dentes com alcatrão e extracto de nicotina», que garante «dentes e gengivas amarelos como o Sol, desde a primeira aplicação» -, tal como com o Nico Breeze e a Nico Box.
O primeiro destes dois produtos promete «três fragrâncias: cigarro, cachimbo e charuto» e ainda um «ingrediente secreto para um serão cheio de convívio e fumo». A outra certifica que o talento de qualquer voz pode ser potenciado por este produto «com extracto de alcatrão».