Cotidiano
13/02/2008 - 13h58

60% dos fumantes de São Paulo consomem mais de 2 maços por dia

da Folha Online

Uma pesquisa da Secretaria da Saúde de São Paulo mostra que 60,3% dos fumantes da capital do Estado consome cerca de dois maços (o equivalente a 40 cigarros) inteiros por dia.

O estudo foi realizado com 582 pessoas por meio de ações de orientação e prevenção promovidas por intermédio do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), órgão da secretaria, na região central da cidade durante o ano de 2007. Quem fuma dois ou mais maços de cigarro por dia é considerado fumante pesado.

O número de fumantes que consome até um maço por dia representou 22,5% do total e o fumantes leves são 14,2% dos avaliados pela Secretaria. Os demais 3% de fumantes não conseguiram ou desistiram ou não conseguiram terminar o teste.

Os pesquisadores mediram a concentração de monóxido de carbono no organismo dos voluntários em uma espécie de bafômetro. "Não existem níveis seguros para o consumo cigarros ou tabaco, mas quem fuma dois ou mais maços por dia corre mais riscos de enfarto, derrame, enfisema pulmonar e câncer", afirma a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

Vício

Os depoimentos dos entrevistados mostraram que as mulheres entre 45 e 49 anos são as mais dispostas a abandonar o vício. De todas as pessoas que querem parar, este grupo representou 16,91%. Os menos dispostos são os mais jovens: 7,9%.

"O fumante a cima dos 45 anos passa a ter maior evidência de problemas respiratórios e cardíacos, e o consumo de tabaco começa a afetar tarefas corriqueiras do dia-a-dia do fumante", Lago.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca