Cabedelo: Cruzes vão simbolizar vítimas do cigarro
14/03/2008 às 15:55 Aumentar tamanho da fonte Reduzir tamanho da fonte
 

A prefeitura municipal de Cabedelo, através da Secretaria da Saúde, estará realizando amanhã (15) uma grande mobilização, onde cruzes serão fincadas na Av. Mar Vermelho, Intermares, representando as vítimas do tabagismo no Estado da Paraíba. A ação tem o objetivo de informar a população sobre os malefícios do cigarro, ocasião em que a equipe da Vigilância Sanitária estará, ao lado de servidores da AGEVISA, distribuindo panfletos e adesivos.

Além de Cabedelo, outras cidades estarão realizando campanhas semelhantes, a exemplo de João Pessoa, Patos e Bananeiras, todas incluídas no Dia Estadual de Combate ao Fumo, idealizado pelo Diretor Técnico da AGEVISA, Jorge Molina.

Para a secretária da Saúde de Cabedelo, Dra. Marta Betânia, o papel da mobilização é conscientizar os jovens para que o cigarro deixe de estar presente na vida de tantas famílias brasileiras. “É um vício que mata milhões de pessoas e precisamos conscientizar a nossa população da necessidade de buscar tratamento para o tabagismo e principalmente instruir os jovens para que não experimentem o cigarro. Afinal, só estarão trazendo um grande malefício para a sua saúde”, alertou.

Fumantes buscam tratamento - As campanhas de combate ao tabagismo e o empenho de boa parte da sociedade em combater o vício do fumo vêm criando nos dependentes a consciência de que o ato de fumar constantemente é uma doença que precisa ser tratada. Em Cabedelo, a Secretaria de Saúde está realizando a “pleno vapor” os trabalhos do 'Centro de Abordagem e Tratamento do Fumante', onde dez pacientes que buscaram tratamento espontaneamente já iniciaram a 'batalha contra o cigarro'.

A secretária da Saúde do município, Marta Betânia, informou que a maioria dos pacientes vêm encaminhados pelos PSF´s, mas que todos estão buscando a cura para o vício de livre e espontânea vontade. 'O primeiro passo é dado quando o paciente realmente quer parar de fumar e é aí que entra o auxílio dos serviços de saúde para auxiliar com medicamentos na recuperação do fumante', disse a secretária.

No início do tratamento, os pacientes participam de quatro reuniões mensais e com o passar do tempo são reduzidas para apenas uma por mês.

A diretora da Policlínica Leonardo Mozart, Macilda Barbosa, destacou que o tabagismo não escolhe sexo, classe social ou idade. 'Nesta primeira turma temos pacientes com idades de 20 a 50 anos. É um grupo bastante heterogêneo', revelou.

 Imprimir    Enviar    Receber

 Últimas Notícias
 14/03/2008 - 18:36 Fiscalização verifica más condições no Hospital de Trauma
 14/03/2008 - 18:07 Empreender libera R$ 340 e Conselho da Mulher é empossado
 14/03/2008 - 15:21 Paixão de Cristo será encenada em 16 bairros de João Pessoa
 14/03/2008 - 15:11 Panfletagem na Lagoa marca o ‘Dia do Consumidor’ em JP
 14/03/2008 - 14:36 Microsoft fará lançamento de produtos na UFCG
 14/03/2008 - 14:17 Emlur lança projeto ‘O meu bairro é limpeza’, nesta segunda
 14/03/2008 - 13:12 PMJP inaugura escola do residencial Gervásio Maia segunda
 
Classificados
Casa alg Manaira J Pessoa PB
Casa alg.Bairro Estados JP PB
Casa alg.Bairro Estados JP PB
VENDO MEU FIAT TIPO 2.0 16V
VENDO MEU FIAT TIPO 2.0 16V -
 Enquete
Você acredita que a Prefeitura de Campina Grande usou notas frias?
Sim. O MPE tem provas
Não. É um erro pensar assim
Não tenho opinião formada
Votar | Parcial
tvtambau
pmcg
Sobre o Paraiba.com.br © 2000-2004