HOME   |  CULTURA   |  ECONOMIA   |  ESPORTES   |  GERAL   |  POLÍCIA   |  POLÍTICA   |  REGIONAL   |  SAÚDE   |  ÚLTIMAS NOTÍCIAS   |  VÍDEOS  

Contato: (28)3521-8044
Cachoeiro de Itapemirim/ES, 17.12.2008 - Edição Nº 2086
ESPECIAIS
Caderno Especial
Coluna Bambal
Coluna do Pastor Delandi
Entrevistas
Especial
Folha 1000
Homenagens
Ponte Aérea
COLUNAS
Articulistas
Coluna Jr.
Daemon
Desfolhando
Editorial
Espaço Cidadão
Folha Bíblica
Newton Braga
Palanque
INSTITUTO LEIA
REVISTA LEIA
EDIÇÕES ANTERIORES
EXPEDIENTE
FALE CONOSCO

Faça uma busca no site e encontre o que procura.

SAÚDE


ESTRATÉGIAS FUNDAMENTAIS PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR
por Redação

17/12/2008

 

 

Já se comprovou que o tabagismo é importante causa de doenças cardiovasculares, pois destrói as artérias, sendo responsável por 25% das mortes associadas às enfermidades do coração. Além disso, é o principal desencadeador de males pulmonares crônicos, como bronquite e enfisema, e responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

 

A fumaça inspirada pelos fumantes e pelos chamados “fumantes passivos” contém mais de 4.000 substâncias tóxicas. Isso por que na composição do cigarro encontram-se substâncias altamente nocivas à saúde, como a amônia, usada em produtos de limpeza, o cianeto, usado para matar rato, e o formaldeído, utilizado para preservar o corpo de animais mortos. 

 

Estratégias para deixar de fumar

Normalmente, a decisão de largar o cigarro não é tarefa fácil. Assim, não tenha receio nem constrangimento de solicitar ajuda médica. O tratamento com antidepressivos, suplementos de nicotina, psicoterapia e programas de auto-ajuda aumentam as chances de sucesso.

 

A Food and Drug Administration (FDA), agência de regulamentação de alimentos e drogas dos Estados Unidos, já aprovou o uso de antidepressivo bupropiona para ajudar a reduzir os sintomas de abstinência da nicotina. Uma dica é manter-se longe das oportunidades de fumar enquanto estiver no processo de desintoxicação. Outras sugestões: quando for a locais onde a tentação de acender um cigarri pode ser maior (cafés, bares, danceterias...), procure ficar na área de não-fumantes. Ou passe a freqüentar lugares em que o fumo é proibido.

 

Analisar o momento em que você sente vontade e identificar atividades para substituir o vício também são boas estratégias. Por exemplo: se você fuma quando fala ao telefone, tente encontrar algo que possa substituir esse comportamento, como rabiscar num bloco de papel ou ter um elástico em volta dos dedos para ocupar as mãos. Também desenvolva uma imagem negativa do hábito e lembre-se constantemente dos benefícios de não fumar.

 

Inicie um plano de caminhadas diárias de 30 minutos. Isso ajudará a prevenir o ganho de peso associado ao abandono do cigarro e reforçará a disciplina necessária para a consecução de seu objetivo. Outro conselho é jogar fora tudo o que faça lembrar cigarros. Chicletes sem açúcar também reduzem o desejo de ter alguma coisa na boa.

 

Confira no jornal:

Saúde - Mais notícias

Bactérias proliferam mais durante o verão, conclui pesquisa
Mais de 57 mil pessoas já foram imunizadas
Casamento ruim pode atrapalhar recuperação do câncer de mama
Câncer será doença mais fatal do planeta no ano de 2010

 
ENQUETE
A Justiça fez bem ao afastar Roberto Valadão faltando apenas um mês para o término de seu mandato?
Votar
Ver Resultado

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha do E. Santo.
Copyright © 2000/2007 - Todos os direitos reservados.