Litoral Paulista, Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2008 :: 12:08

Geral > Saúde

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2008, 14:30

Cigarro: Maiores de 60 anos têm mais facilidade para largar o vício

De A Tribuna On-line


Uma pesquisa feita no hospital da PUC de Porto Alegre mostra que fumantes de mais de 60 anos de idade decididos a abandonar o cigarro têm o dobro de chances de sucesso em comparação com os mais jovens. 

Setecentos pacientes foram analisados depois de um tratamento de dois meses, combinando apoio psicológico e medicamentos. No final, 61% dos idosos pararam de fumar, contra 46% dos mais jovens. Depois de um ano, metade dos pacientes idosos continuava longe do cigarro, enquanto entre os mais jovens 62% voltaram a fumar. “É um grupo preocupado com a saúde e que adere de forma muito mais firme ao tratamento proposto”, afirma o pneumologista José Miguel Chátkin. 

Outro motivo é começar a sentir os primeiros sintomas de doenças relacionadas ao fumo, como falta de ar, cansaço e pressão alta. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 23 pessoas morrem por hora no Brasil vítimas do tabagismo; são 200 mil por ano. 

Ao parar de fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal em 20 minutos. Após cinco anos, o risco de sofrer um infarto é igual ao de quem nunca foi fumante – uma prova de que, para recuperar a saúde, não tem idade.  As informações são do Jornal Hoje.



Clube do assinante  |  Cadastre-se  |  Webmail

2007 A Tribuna Online - Todos os direitos reservados.
digital@atribuna.com.br