Maringá Saudável apresenta propostas antitabagismo para servidores municipais

 

Assessoria de Comunicação - Ariana Zahdi

 

- Divulgação

Servidores municipais estão sendo orientados sobre os malefícios do tabagilmo e a legislação sobre o tema

Desde segunda-feira (25) até esta quarta-feira (27) chefias de todas as secretarias da Prefeitura de Maringá estão participando de palestras na Secretaria da Saúde, onde conhecem sobre os malefícios do tabagismo, tratamentos oferecidos pela rede municipal de saúde e legislação acerca do tema.
     Em fevereiro passado, através do Programa Maringá Saudável, servidores da Secretaria dos Serviços Públicos já haviam participado de reunião de sensibilização sobre o tema. Com a proposta apresentada às chefias, agora será a vez dos servidores das demais secretarias conhecerem a necessidade do controle do tabagismo.


     De acordo com a coordenadora do Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios, servidores fumantes que se interessarem em tratamento para deixar o tabagismo receberão suporte da Secretaria da Saúde, com atendimento médico, psicológico e medicamentoso. Hoje o município oferece tratamento nos postos de saúde da Zona Sul, Cidade Alta, São Silvestre, Pinheiros, Tuiuti, Alvorada III, Iguaçu, Maringá Velho, Quebec e Ney Braga, além do Centro Integrado de Saúde Mental - Cisam e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas - CAPS AD.
     Servidores também estão sendo orientados sobre a legislação referente ao tabagismo e a Secretaria da Saúde está fornecendo placas de “proibido fumar” para serem afixadas nas repartições públicas municipais. De acordo com as leis federal número 9294, estadual número 14743 e municipal número 7192, é proibido o uso de qualquer produto fumígero derivado ou não do tabaco em ambientes fechados públicos ou privados, exceto em salas exclusivas para este fim.

ÍNDICES
     O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde - OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, o correspondente a um bilhão e 200 milhões de pessoas, seja fumante.
     O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu o número de 4,9 milhões de mortes anuais, ou seja, mais de 10 mil mortes por dia no mundo.

Serviço:___________________________________________________
     Informações com a coordenadora do Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios, pelo telefone 3218-3181.

O Diário do Norte do Paraná, em 29/08/07