Em Portugal Continental registou-se um aumento de cinco pontos percentuais no que diz respeito às mulheres consumidoras de álcool. Em 1999 o número era de 37 por cento, tendo subido em para 42 por cento em 2006.

Entre os homens, também se verificou um aumento, embora mais ligeiro. No mesmo período, o número de homens consumidores de álcool passou dos 64 para os 66 por cento.

No total dos dois sexos, houve um acréscimo de três pontos percentuais dos consumidores de bebidas alcoólicas, com o vinho a continuar a liderar as preferências dos portugueses.

Aumentou o número de mulheres fumadoras

O consumo de tabaco regista um decréscimo de um ponto percentual no consumo global, mas a tendência inverte-se no consumo entre mulheres, com uma subida de dez para onze por cento de fumadoras.

Foram, portanto, os homens a contribuir para a diminuição do número de fumadores, passando de 31 por cento em 1999 para 29 por cento em 2006, de acordo com os dados do quarto Inquérito Nacional de Saúde, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e pelo Instituto Nacional de Estatística.

Com Lusa