Sábado, 9 de Junho

Combate ao tabagismo: reunião será realizada terça
 


Programa Municipal é pioneiro na região do Alto Tietê e tem como objetivo auxiliar os dependentes do cigarro a abandonarem o vício. Primeiro grupo de inscritos na iniciativa terá reunião nesta terça


09/06/07 - Os primeiros 50 inscritos no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes participarão da reunião inicial na próxima terça-feira (12/06). No dia, eles farão o teste da dependência à nicotina e assistirão à palestra sobre o funcionamento do projeto e tratamentos disponibilizados.

O próximo passo é uma consulta com o clínico geral. “Somente o médico poderá avaliar o tratamento mais indicado, levando em consideração o tempo de tabagismo, o quadro de saúde, as doenças possíveis hereditárias, entre diversos outros pontos. Não há uma regra geral”, esclareceu a médica coordenadora Maria Giane Luz.

De acordo com o nível da dependência, o paciente poderá fazer somente acompanhamento psicológico ou, se necessário, uso de medicamentos também, que são os de reposição da nicotina – o adesivo ou a goma de mascar – e o bupropiona (comprimido).

“O tratamento pode ser associado, ou seja, combinar mais de um elemento para cortar o vício”, explicou a farmacêutica responsável, Márcia Cláudia Moro. “De qualquer forma, as palestras mensais serão obrigatórias porque reforçarão o desejo de parar”, completou.

O programa, pioneiro na região do Alto Tietê, foi lançado dia 31 de maio durante o 1º Fórum de Prevenção e Combate ao Tabagismo, realizado pela Prefeitura na Universidade de Mogi das Cruzes. Até o dia 6 de junho, mais de 300 pessoas haviam procurado a Secretaria de Saúde para participar.

O aposentado Antônio Celso da Silva, por exemplo, tem diversos problemas de saúde por causa do cigarro. “Tenho rinite, pressão alta, sofro de ansiedade. Fumo de um a dois maços todos os dias. Já tentei parar mais de três vezes nesses 30 anos, mas não consigo.”

Silva disse que começou a fumar por insistência do pai. Já Alice dos Passos Tortelli começou porque disseram que fazia emagrecer. “Realmente eu perdi quilos, mas depois de 43 anos de cigarro. Tenho desespero o dia que acaba o maço.” A dona de casa procurou o programa municipal por causa das dores que a atormentam.

Como participar

Os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Saúde (Av. Vol. Fernando Pinheiro Franco, 830), das 9 às 16 horas, levando documento de identidade e Cartão Saúde Municipal (que pode ser feito no andar térreo). No dia, será agendada a data para avaliar a dependência à nicotina, feita após uma palestra sobre o funcionamento do programa. Para mais informações, o telefone é o 4795-4542. (BA) ◘

 
 
   
     

Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, São Paulo
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 • CEP 08780-000 • Telefone 11 4798 5000 • Fax 11 4799 3067
© Coordenadoria de Comunicação Social