Natal,
Anuncie no Diário 
Atividades para diminuir a incidência do tabaco

O dia mundial sem tabaco mereceu atenção especial da prefeitura de Poço Branco que através de sua secretaria municipal de saúde promoveu um dia de atividades no Centro de Convivência de Idosos, CCI, onde compareceram: idosos, adultos, estudantes jovens e adolescentes.

Faixa educativa, distribuição de panfletos, exposição de cartazes, palestras e distribuição de broches educativos, foram algumas das ações que marcaram o 31 de maio no município que este ano teve como tema: " Ambientes 100% livres do fumo como direito de todos".

População

Um trabalho de conscientização da população mostrando os males causados pelo tabagismo foi realizado e contou com a participação de profissionais do setor de saúde, do PSF, PACS, educadores de saúde, Conselho Municipal de Saúde e também do serviço de fisioterapia.

Aspectos como o risco apara a saúde dos fumantes e não fumantes (fumante passivo) e o esclarecimento sobre o fato de que a fumaça que polui ambientes fechados é cancerígena e que o fumante traga 4.700 substâncias e seu consumo aumenta o risco de doenças neoplágicas, cardiovasculares, respiratórias entre outras, foram abordados durante o evento.

O evento foi aberto pela secretaria de saúde do município Maria de Lourdes Guedes de Carvalho, juntamente com o prefeito Roberto Lucas de Araújo, onde na ocasião foi explanado que o tabagismo é a segunda maior causa de morte evitável no mundo e que centenas de milhares de não fumantes morrem a cada ano por respirarem a fumaça do cigarro. Diante desta realidade, o aspecto legal do fumo também foi lembrado durante o evento onde se abordou a regulamentação em que a Lei Federal n° 9.294/96 e o Decreto Federal n° 2.018 proíbe o fumo em ambientes fechados.

A fisioterapeuta Keitlhem mobilizou todos os participantes com exercícios de respiração diafragmática e o médico do Programa Saúde da Família Dr.Marcelo Lucena falou aos presentes sobre o tema e logo após, aconteceu os depoimentos e experiências de ex-fumantes que trocaram o cigarro por qualidade de vida. Um deles foi o do vereador Vicente Ferreira da Cruz Filho falando do seu recente problema de saúde onde passou por dificuldades devido ao uso do fumo, quase perdendo a vida.

Para que o evento tivesse um gesto concreto, fumantes que se encontravam na mobilização foram incentivados a jogar fora seus cigarros para serem destruídos se comprometendo com o pacto de trocar o cigarro por qualidade de vida.

 

2003 © Editora o Diário S/A. Todos os direitos reservados. Produzido e hospedado pelo DN Online [www.dnonline.com.br]