Mundo
14/05/2007 - 13h32

Reino Unido pede que motoristas não fumem enquanto dirigem

da Ansa, em Londres

Um órgão de segurança do trânsito do Reino Unido pediu que o governo proíba motoristas de fumar enquanto dirigem, a fim de reduzir o número de acidentes nas estradas e ruas do país.

Simon Ettinghausen, porta-voz da Associação de Oficiais da Segurança no Trânsito (Larso), afirmou que fumar enquanto se dirige um carro é uma distração "muito perigosa".

Segundo ele, a proibição de fumar em locais públicos, que entrará em vigor na Inglaterra em 1º de julho, poderá fazer com que milhares de motoristas fumem enquanto dirigem.

O grupo Forest, que defende os direitos dos fumantes no Reino Unido, se opôs à idéia, assim como a Associação de Motoristas britânicos, que qualificou a medida como "absurda".

O ministério dos Transportes afirmou que ainda não há previsão para introduzir planos para impedir que os motoristas não fumem enquanto dirigem em vias públicas. "Qualquer coisa que o motorista faça dentro do carro é uma distração, seja comer, beber, falar no celular ou fumar. Mas fumar pode ser particularmente perigoso", disse Ettinghausen.

"Se o cigarro cai no colo do motorista, este perde imediatamente a concentração e as conseqüências podem ser letais", disse. Simon Clark, porta-voz do Forest, afirmou que não há provas que demonstrem que essa prática seja perigosa.

"Vamos acabar proibindo os motoristas de escutar a rádio e CDs no carro?", ironizou Clark.

Hugh Bladon, da Associação dos Motoristas britânicos, disse que no Reino Unido existe uma mentalidade em que "tudo deve ser proibido".

"Pessoalmente, não acredito que a nossa instituição esteja a favor dessa proibição", afirmou. A proposta foi apoiada pelo grupo Ação contra o Fumo pela Saúde.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Reino Unido
  • Leia o que já foi publicado sobre a proibição do fumo
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca