Terça, 15 de Maio de 2007
Edição Papel
Director: João Marcelino
Directores adjuntos: Filomena Martins,
Rui Hortelão
Subdirectora: Catarina Carvalho
Lisboa
15.05.07
dn.homepage » dn.artes



Hollywood equipara tabaco a sexo e violência


Atenção! O tabaco pode prejudicar gravemente o seu filme. A mensagem não passa em nenhum ecrã, nem está grafada em qualquer maço de qualquer marca de cigarros, mas o fumo passará a constar das informações que ajudam a classificar uma obra junto dos espectadores.

"Fumar converteu-se num comportamento cada vez mais inaceitável na nossa sociedade." A declaração é de Dan Glickman, presidente da Motion Picture Association of America (MPAA), e vem a propósito da nova directiva cinematográfica que regula a classificação dos filmes.

É Hollywood a entrar na luta contra o tabaco. A partir de agora, três questões passarão a pesar na hora de classificar uma película onde apareça tabaco. A saber: fuma-se de um modo que encha o ecrã? O acto de fumar apresenta-se como algo associado ao glamour? Existe ou não um contexto histórico ou outro factor que ajude a mitigar o acto de fumar? É depois de avaliar pormenores como estes que a MPAA classificará os filmes como mais ou menos perigosos para as crianças.

É, ainda, uma reacção à preocupação apresentada por várias associações que temem o efeito nocivo nas crianças do acto de fumar nos filmes. O sindicato que representa os realizadores de cinema já concordou com a decisão, por achar justo o equilíbrio entre a saúde e a arte.

Assim, dentro de pouco tempo, e segundo os padrões de Hollywood, menores de idade só poderão assistir a filmes que contenham cenas com consumo de tabaco quando acompanhados por adultos.|
"Escrevi contra a doença da TV"
"Sinto o pânico de um dia não ter nada para dizer"
Contagem decrescente para o arranque do Festival Creamfields
Visão inesperada da Revolução dos Cravos
Hollywood equipara tabaco a sexo e violência
HOMEPAGE FICHA TÉCNICA CONTACTO CARTÃO GN CLASSIFICADOS

Copyright @ 1995/2005 Global Notícias, SA
Todos os direitos reservados . Regras de acesso