UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/05/2007 - 10h15

Scolari encabeça campanha contra o fumo em Portugal

Da Agência Lusa
Do Porto (Portugal)
O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, da seleção portuguesa, e a ex-maratonista lusa Rosa Mota, hexacampeã da São Silvestre e campeã olímpica em Seul-1988, vão "multar" nesta quinta-feira, na cidade de Matosinhos (distrito do Porto, norte de Portugal), quem for pego "fumando, em flagrante delito contra a saúde pública".

Brasileiro Scolari empresta prestígio à campanha contra o fumo em Portugal
A iniciativa de sensibilização da opinião pública para os riscos à saúde oferecidos pelo tabaco é promovida pela Prefeitura de Matosinhos, e o valor das multas "aplicadas" aos fumantes será doado ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e à Fundação de Cardiologia Portuguesa.

Felipão e Rosa Mota integrarão uma comitiva com cerca de oito mil crianças e dois mil adultos, que, a partir das 9h30 locais (5h30 de Brasília), irão multar os fumantes nas redondezas da Prefeitura de Matosinhos.

Quem for flagrado fumando terá solicitada uma multa simbólica de 0,20 euro (R$ 0,53) e receberá um folheto com explicações de como o dinheiro gasto em um cigarro pode salvar, por exemplo, a vida de uma criança.

Os participantes da iniciativa, que conta com a presença de representantes do Unicef e da Fundação de Cardiologia Portuguesa, vão formar posteriormente um cigarro gigante, riscado em sinal de proibição.
RECEBA O BOLETIM
UOL Esporte

Shopping UOL