Após proibição de fumo, pubs ingleses podem cheirar a rosas

REUTERS

LONDRES - Na próxima semana, entra em vigor na Inglaterra uma lei que proíbe o fumo em locais fechados. Mas a pergunta que fica é: sem a fumaça, que cheiro terão os pubs ingleses? Cheiro de maçãs e rosas talvez? Esses são apenas alguns dos "odores de ambiente" oferecidos pela Ambius (uma subsidiária do grupo Rentokil) para ajudar a disfarçar cheiros como o de cerveja velha ou prédios antigos -para não mencionar o de frequentadores um tanto despreocupados com a higiene pessoal.

- A maior parte das pessoas acredita que, com o fim da fumaça, tudo será um mar de rosas - afirmou Jeff Mariola, diretor executivo da Ambius. - Na verdade, quando se retira um odor de um ambiente, percebe-se o que antes não se percebia. Os cheiros antes escondidos vão ficar mais aparentes.

A Inglaterra deve banir o fumo em locais fechados a partir de 1o de julho, seguindo os exemplos do País de Gales, que adotou essa medida em abril, e da Escócia, que o fez no ano passado. Muitos outros países proibiram o fumo em locais fechados ou pretendem adotar essa medida. Stephen Thomas, presidente-executivo da Luminar (proprietária das casas noturnas Oceana e Liquid), disse que a proibição do fumo provocará um transtorno: os frequentadores das boates conseguirão agora sentir o cheiro de suor.

Segundo Thomas, sua empresa decidiu dispersar odores como o de pétalas de rosa por meio do sistema de ar-condicionado dos estabelecimentos.

- Estamos usando rosas no momento. Mas acho que podemos encontrar algo melhor e vamos testar outros odores para descobrir qual funciona de forma mais apropriada - afirmou a repórteres.

[ 12:35 ]   26/06/2007