28/04/2007 - 16h10

Como ganhar a luta contra a balança ao largar o cigarro

Gisele Bündchen engordou 7kg, mas você pode até emagrecer
Catalina Arica Do EGO, no Rio
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

 

Foto: Reprodução
Gisele Bündchen, que engordou 7 kg depois de largar o cigarro

Provavelmente você não percebeu os quase sete quilos que a über modelo Gisele Bündchen engordou depois que parou de fumar - afinal, ela continua bem magrinha -, mas deve ter notado quando uma vizinha, um amigo ou você mesmo ganhou uns quilinhos extra depois de largar o cigarro.

Ganhar peso é uma preocupação comum às pessoas que querem parar de fumar.

 

A psicóloga especialista em dependência química Ana Café diz que no começo do tratamento para se livrar do tabagismo beliscar algo pode até ser estratégia, mas que o problema está no abuso.

 

"Quando você pára de fumar, ganha peso porque a comida tem um sabor mais gostoso do que quando tudo tinha sabor de cinzas de cigarro", confessou Gisele ao tablóide britânico "The Sun"

 

 

 SABOR

"Como o paladar e o olfato melhoram depois que se deixa o cigarro, é comum aumentar uns dois ou três quilos. Mais do que isso é preocupante, porque quer dizer que o paciente substitui uma compulsão (o cigarro) por outra (a comida)", afirmou Ana, acostumada a tratar de pacientes dependentes de tabaco.

Mas a ansiedade que - e a dependência - que pode ser transferida do cigarro para a comida também pode ser evitada.

Foto: Divulgação
A modelo gaúcha em foto recente para campanha da grife Colcci

"Se o paciente conseguir transferir esse sentimento de ansiedade para uma atividade física, por exemplo, as pessoas que deixam de fumar podem até emagrecer", diz a psicóloga.

Tirar o cigarro da vida de alguém é complicado. A ligação emocional com o cigarro, de acordo com Ana Café, pode ser quase tão forte quanto um casamento. Por isso, quando alguém quiser parar de fumar tem que fazer o mesmo que quando termina com o namorado ou se separa da mulher: mudar de habitos.

 DICAS
Como sabe que é difícil mesmo vencer ao mesmo tempo a batalha contra o cigarro e a que se trava contra a balança, a Associação Americana de Pulmão mantém em seu site dez dicas de ajuda para controlar o peso depois de largar o cigarro

1. Faça do não-fumar sua prioridade número 1;
2. Monitore seu peso: pese-se pelo menos uma vez por semana;
3. Saiba o que você está comendo;
4. Faça refeições bem balanceadas regularmente;
5. Não coma mais do que você gasta em calorias;
6. Limite os beliscos;
7. Evite os doces;
8. Quando comer fora, coma com prudência;
9. Coma devagar e apoie o garfo entre cada garfada;
10. Faça exercícios regularmente.

De qualquer maneira, vale lembrar que apenas 10% das pessoas que param de fumar engordam muito depois de tomarem a decisão.

"O mais importante é não prejudicar o corpo. E a Organização Mundial de Saúde chegou à conclusão de que o tabaco traz mais malefícios que alguns quilinhos a mais", conta Ana.

 ATIVIDADES FÍSICAS
A escolha de uma atividade para evitar o ganho de peso depois de parar de fumar é fundamental para driblar a o medo da balança.

Mas é preciso ter em mente que é importante fazer uma atividade física que você seja prazerosa. Caminhadas pelo menos três vezes por semana são as indicações ideais. Elas devem durar pelo menos 30 minutos.

Se você já pratica atividades físicas é bom intensificá-las um pouco. Mas não vale se arriscar, porque mudanças de ritmo devem ser acompanhadas por um profissional.

Quer saber mais notícias do EGO? Veja na primeira página.

 


BUSCA POR

    RSSRSS