28/05/2007
Marriott ficará 100% livre do fumo na América do Norte
Todas as filiais da rede Marriott nos Estados Unidos e Canadá serão livres do fumo a partir de setembro de 2007. Isto representa o maior passo tomado pelo setor para se tornar um ambiente livre do tabaco, contando com mais de 2.300 hotéis e aproximadamente 400 mil unidades habitacionais.

A nova política abrange todos os apartamentos, restaurantes, salas de reunião, corredores e ambientes de trabalho. Atualmente mais de 90% dos apartamentos da rede já são para não fumantes e o tabagismo é proibido em diversas áreas públicas devido à legislação local. A demanda por quartos para não fumantes continua a crescer com as novas informações divulgadas pelo Surgeon General sobre os malefícios do tabagismo passivo.

Em junho de 2006, o Surgeon General publicou relatório entitulado Danos à Saúde relacionados à exposição involutária à fumaça do tabaco. Esse relatório concluiu que o tabagismo passivo causa mortes prematuras e doenças em crianças e adultos não fumantes. Além disso, também foi demonstrado que não existem níveis seguros de exposição à poluição tabagística ambiental e que somente a eliminação completa do fumo em ambientes fechados assegura proteção aos não fumantes. O relatório apontou que outras abordagens, incluindo a separação de fumantes e não fumantes e sistemas de ventilação, não são eficazes.

Após a publicação do relatório do Surgeon General em 2006, várias leis proibindo o uso do fumo em ambientes fechados foram promulgadas em diversos estados e jurusdições locais. Ele também impulsionou a adoção de políticas voluntárias de implementação de ambientes livres do tabaco por vários empregadores e dirigentes de negócios, inclusive de grandes cadeias de hoteis. Informações adicionais sobre o relatório do Surgeon General de 1986, incluindo o sumário e um vídeo, está disponível no endereço: http://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/sgr_2006/index.htm

Fonte : http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5620a1.htm?s_cid=mm5620a1_e