UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA

ARQUIVOS

 Internacional

31/05/2007 - 11h35
Austrália veta comercial antifumo "explícito" no horário nobre

SYDNEY (Reuters) - Um grupo australiano de combate ao tabagismo lançou na quinta-feira uma nova campanha publicitária que, de tão forte, teve sua exibição proibida no horário nobre da TV.

O comercial da entidade Quit, que coincide com o Dia Mundial Sem Tabaco, mostra um procedimento cirúrgico e recebeu a classificação M (para públicos maduros), o que o impede de ser mostrado no começo da noite -- só pode aparecer em programas também classificados como M.

A propaganda mostra uma endarterectomia, cirurgia realizada para reduzir o risco de derrames. A operação limpa bloqueios da artéria no pescoço, impedindo a ida de coágulos para o cérebro.

Suzie Stillman, diretora-interina da Quit, disse não se arrepender por o grupo não ter feito concessões na campanha, que ela considera ser algo na linha "reality show" em seu grau máximo.

Segundo ela, fumantes têm cerca do dobro de chance de ter um derrame, embora menos de um em cada 10 fumantes sejam capazes de identificar o cigarro como causa.

"Há uma necessidade desesperada de transmitir aos fumantes as consequências potencialmente devastadoras para a saúde do uso do tabaco, e não deveríamos sanitizar essa mensagem", disse Stillman.

"Esta campanha não deveria ser fácil de assistir, mas os efeitos sanitários do fumo raramente são bonitos", disse ela em nota.

A Organização Mundial da Saúde propôs nesta semana a proibição global do fumo em ambientes de trabalho e locais públicos fechados, dizendo ser essa a principal causa de mortes evitáveis no mundo.

Cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido à exposição ao tabaco no trabalho, enquanto cerca de 700 milhões de crianças, metade do total mundial, respiram ar poluído por fumaça de cigarros, segundo a OMS.

(Por Michael Perry)

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL


Folha Online
PM barra ato de estudantes no Palácio dos Bandeirantes
UOL Esporte
Suposta reclamação de Clemer pela reserva gera tensão no clube
UOL Economia
No ano, dólar cai quase 10% e Bolsa tem ganhos de mais de 17%
UOL Tecnologia
Jobs e Gates juntos no palco: confira os melhores trechos
UOL News
"Tenho orgulho de ser quase 100% africana", diz Sandra de Sá
UOL Vestibular
Unicamp anuncia calendário para preencher vagas remanescentes
UOL Televisão
Globo fará produções
no exterior de olho no mercado internacional

UOL Música
Disco autografado por John Lennon a seu assassino está à venda
UOL Diversão & Arte
Megacompanhia circense vem ao Brasil em setembro para temporada por 6 capitais
UOL Cinema
Morre o ator Jean Claude Brialy, "encarnação" da Nouvelle Vague