Abertura de bingo é ilegal

Desde a última sexta-feira funciona na cidade o Bingo Jaú, localizado no prédio do antigo Bingo Barão, que foi lacrado por determinação da Justiça Federal no último dia 10 de novembro com as outras duas casas de jogos do Município: Bola Treze e Master. Para o procurador da República Marcos Salati, autor da ação, a abertura é ilegal.
A gerente do Bingo Jaú, Vânia Pavanelli, explica que a nova casa absorveu toda a mão-de-obra da antiga, cerca de 30 funcionários. "Não vamos estragar o Natal dessas pessoas. O desespero era grande por causa do desemprego. Estamos funcionando com máquinas novas. As antigas estão lacradas. Respeitamos todos os lacres da Justiça Federal."
Os demais bingos, que juntos tinham cerca de 50 funcionários, aguardam julgamento de agravo no Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo para reabrir. "Acredito que ainda demore de três a seis meses para sair a decisão", diz a gerente do Bingo Bola Treze, Mariana Rodrigues dos Santos.

Contra

Salati declara que foi informado sobre a nova casa na semana passada. "O Bingo Barão abriu como Jaú, mas isso é totalmente ilegal. Eles tinham prazo até hoje (ontem) para comprovarem que existe decisão judicial amparando essa abertura, mas isso não ocorreu."
O procurador afirma que na mesma ação que pediu o fechamento dos bingos também consta que não é permitido abrir nenhuma casa de jogos na 17ª subseção judiciária do Estado, que inclui toda a região de Jaú. "Já me manifestei pelo imediato fechamento. Essa nova empresa foi constituída recentemente, depois da liminar. Pelo que se vê é o mesmo bingo funcionando em um local lacrado, o que é totalmente ilegal."
Salati vai instaurar inquérito para apurar eventuais crimes. "A antiga empresa tinha como endereço a Avenida Marginal e a nova, a Avenida Tunin Capelozza. Foi um subterfúgio que usaram para reabrir a casa. Vou apurar supostos crimes de desobediência, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Também vou requisitar ação fiscal para averiguar eventual lavagem de dinheiro."

Fonte: Comércio do Jaú em 14-12-2006.