Mais 11 bingos são fechados em São Paulo

Dos 168 estabelecimentos existentes na cidade, 77 já estão fechados

Camilla Rigi

A Prefeitura de São Paulo interditou mais 11 bingos ontem nas regiões de Pinheiros, Lapa, Pirituba, Casa Verde e Ermelino Matarazzo. Dois já haviam sido fechados em outras blitze, mas desrespeitaram a interdição. Já os Bingos Imperador, Clélia e Ceasa - na região da Subprefeitura da Lapa - só puderam ser fechados graças à decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que cassou anteontem três liminares que autorizavam o funcionamento de 53 bingos em 5 Estados.

Segundo o subprefeito da Lapa, Paulo Bressan, essa não foi a primeira vez que os bingos Imperador e Clélia foram lacrados, mas, como eles conseguiram liminares, puderam reabrir. "Só o Imperador é a quarta vez que mandamos fechar. Chegaram a ser abertos dois inquéritos policiais, por desobediência, no 23º Distrito. Mas, em seguida, eles conseguiram a liminar."

Ontem à tarde, quando os fiscais chegaram para lacrar o Imperador, na Avenida Sumaré, o bingo já estava com as portas fechadas. Segundo funcionários que preferiram não se identificar, as atividades foram encerradas às 4 horas de ontem e a orientação era para não reabrir às 9 horas, como de costume.

Outros três estabelecimentos fechados na região da Lapa também não estavam funcionando quando a fiscalização chegou. Apenas o Bingo Cerro Corá, na avenida de mesmo nome, estava aberto, mesmo sem liminar. O promotor de eventos Fernando Eduardo Jorge, cliente, estava no local. "Ainda bem que fecharam, assim vou embora." Ele admite que é viciado no jogo e já perdeu muito dinheiro. "Fiz até tratamento, mas não adiantou. "

Os Bingos Vilas, na Rua Fernão Dias, e Black Point, na Rua João Cachoeira, foram emparedados pela Subprefeitura de Pinheiros. Os dois já haviam sido interditados por não terem liminares, mas desobedeceram à ordem da Prefeitura. O Vilas foi multado em R$ 4 mil. A Subprefeitura da Casa Verde fechou o Chanceller e o Big Money, enquanto a de Ermelino fechou o Limão e o Bola da Sorte.

Com as ações de ontem, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras contabilizou 79 bingos interditados, de um total de 168 que existem na cidade. Outros 33 estabelecimentos continuam abertos, pois as liminares ainda não foram cassadas. Outros dois bingos têm mandado de segurança. O restante está em processo de fechamento.

A Subprefeitura de Cidade Ademar, zona sul, prometeu fechar hoje um bingo na região, cujo nome não foi divulgado. As ações começaram em abril de 2006, após a publicação do decreto que só permite a instalação de bingos com base em liminar específica contra a Prefeitura.

Fonte: OESP em 21-04-2007