Prefeitura fecha mais sete bingos em SP

Já são 70 casas de jogo interditadas e sete fechadas por conta dos próprios proprietários, de um total de 168 que existem na Cidade

CAMILLA RIGI, camila.rigi@grupoestado.com.br

A Prefeitura de São Paulo fechou mais sete bingos ontem nas regiões de Pinheiros, Lapa e Pirituba. Dois deles já tinham sido fechados em outras fiscalizações, mas desrespeitaram a interdição. Já os Bingos Imperador, Clélia e Ceasa - todos na região da Subprefeitura da Lapa, Zona Oeste - só puderam ser fechados graças a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que cassou anteontem três liminares que autorizavam o funcionamento de 53 bingos em cinco Estados do Brasil.

Segundo o subprefeito da Lapa, Paulo Bressan, esta não foi a primeira vez que os bingos Imperador e Clélia foram fechados. 'Só o Imperador é a quarta vez que mandamos fechar. Dois inquéritos policias, por desobediência, já foram instaurados na 23º Distrito Policial. Ele só permaneceu aberto por causa da liminar ', contou.

Ontem à tarde, quando os fiscais da Subprefeitura chegaram para lacrar o local, que fica na Avenida Sumaré, o bingo já estava com as portas fechadas. De acordo com funcionários que preferiram não se identificar, as atividades foram encerradas às 4 horas de ontem e a orientação era para não reabrir às 9 horas, como de costume.

Outros três estabelecimentos fechados na região da Lapa também já estavam fechados quando a fiscalização chegou. Apenas o Bingo Cerro Corá, que fica na avenida de mesmo nome, estava aberto mesmo sem liminar. O promotor de evento Fernando Eduardo Jorge, era um dos clientes do local. 'Ainda bem que fecharam, assim vou embora para casa.' Ele admite que é viciado no jogo e que já perdeu muito dinheiro. 'Já fiz até tratamento para parar, mas não adiantou. '

Os bingos Vilas, na Rua Fernão Dias, e Black Point, na Rua João Cachoeira, foram emparedados pela Subprefeitura de Pinheiros. Os dois já tinham sido interditados anteriormente por não terem liminares, mas desobedeceram a ordem da Prefeitura. O Vilas foi multado em R$ 4 mil.

Com as ações de ontem, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras contabilizou 70 bingos interditados e sete fechados por conta dos próprios proprietários, de um total de 168 que existem na cidade. Outros 33 estabelecimentos continuam abertos pois as liminares ainda não foram cassadas e outros dois bingos têm mandado de segurança. O restante está em processo de fechamento.

Liminares

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) suspendeu ontem mais duas liminares que autorizavam o funcionamento de aproximadamente 15 bingos na Capital paulista e em cidades no Interior. As decisões se somam a outras três, tomadas no fim do mês passado pela presidente do TRF, desembargadora Diva Malerbi.

(Colaboraram Rodrigo Pereira e Bruno Tavares)

Fonte: Jornal da Tarde em 21-04-2007