‘Zangões’, a alma dos caça-níqueis

Motoboys fazem consertos e entregam dinheiro dos prêmios

ALEXSSANDER SOARES,
alexssander.soares@grupoestado.com.br

O mercado de caça-níqueis na Capital inventou um profissional conhecido como “zangão” - um motoboy terceirizado pelos donos das máquinas para fazer a manutenção do sistema do jogo eletrônico, e também levar o pagamento até o ponto comercial, no caso de o apostador ganhar prêmio acumulado.

A função do “zangão” é atender a um ramo comercial que funciona 24h, pois um caça-níquel quebrado significa prejuízo no lucro previamente programado na máquina eletrônica, que pode variar em até 65% do total de apostas. O motoboy também é responsável por manter a credibilidade do jogo, pois é ele quem leva o dinheiro para honrar o pagamento em caso de o apostador ganhar algum “bônus”.

O prêmio acumulado nas telas dos caça-níqueis serve como chamariz para os apostadores, pois as máquinas não possuem o valor depositado no seu interior.

Um maquineiro entrevistado pelo JT explicou que um caça-níqueis não é programado para pagar o prêmio acumulado na tela, e quando isso ocorre a máquina é recolhida para manutenção. A reportagem encontrou na tarde de ontem um estacionamento que serve como fachada para uma oficina de manutenção de caça-níqueis e ponto de concentração de “zangões”.

O estacionamento fica numa rua tranqüila no bairro da Lapa, Zona Oeste. Carcaças de caixotes de madeira, que servem como estrutura dos caça-níqueis, e algumas motos estavam estacionadas no local, que na entrada anunciava vagas mensalistas para motoristas. Um motoboy afirmou que não poderia comentar seu trabalho, dizendo que só o chefe falava sobre o assunto. Ao deixar o estacionamento, a reportagem foi procurada pelo proprietário do estacionamento, que negou que o local servisse como ponto dos zangões. “Eu alugava o espaço para o pessoal fazer manutenção dos caça-níqueis até a semana passada, mas eles foram embora. Parece que ficaram assustados porque um juiz ou uma promotora se mudou para o prédio da frente”, disse Sérgio, que se apresentou como dono do estacionamento. Um estimativa do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo aponta que 60% dos 350 mil estabelecimentos associados no Estado têm caça-níqueis.

A Câmara Municipal instaurou ontem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades de funcionamento e sonegação fiscal praticadas pelos estabelecimentos comerciais que tenham jogos a dinheiro. A CPI foi aprovada de forma unânime e terá nove vereadores indicados pelo PSDB (2), PT (2), PTB (1), PFL (1), PR (1), PMDB (1)e PP (1). A presidência deverá ficar com os tucanos, que têm uma semana para indicar seus integrantes.

Fonte: Jornal da Tarde em 28-03-2007.