08 de Fevereiro de 2006 - Ano XII - Número 379 



Direto da Redação Busca:
 
(7/2/2006) - Tabaco
A guerra contra os gigantes

Por André Siqueira

A guerra do tabaco promete mais trocas de baforadas no início de março, quando o Sindicato da Indústria do Fumo do Estado de São Paulo (Sindifumo) vai divulgar um estudo encomendado ao instituto de pesquisa Fipecafi sobre o setor. Segundo a entidade, o trabalho vai mostrar como as atuais regras do setor favorecem um suposto duopólio encabeçado por Souza Cruz e Philip Morris, donas de mais de 80% do mercado. A começar pelo sistema tributário, que prevê um valor fixo para o cálculo do IPI, favorecendo quem pode cobrar mais caro pelo produto. “As pequenas empresas não são sonegadoras, só querem um ambiente competitivo mais justo”, diz José Henrique Nunes Barreto, presidente do Sindifumo-SP.

Não é o que indicam as recentes ações da Receita Federal contra empresas do ramo. Em 26 de janeiro, a Itaba, de Jandira (SP), quarta maior fabricante de cigarros do País, teve a licença de operação cancelada por não pagar os impostos. A empresa retomou as operações no dia seguinte, por força de liminar. O Sindifumo-SP ressalva que a empresa não é associada à entidade, mas admite que a maioria das empresas discute na Justiça sua situação com o Fisco.

 
Imprime E-mail
© 1999 - 2006 Editora Confiança Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste website.