Desencarna um Grande Homem: é com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Luiz Mônaco. Especial
Jornal da Cultura esclarece equívoco relativo à proibição de fumar em espaços públicos abertos em Nova York - Vídeo
Silvio Tonietto responde à TV Aparecida porque é tão difícil combater o tabagismo, que faz tanto mal - Vídeo

Notícia Especial

Dr. Luiz Carlos Martins Mônaco - 1943 - 2011

É com sentimento de profundo pesar que comunicamos o falecimento, em 21 de junho, aos 68 anos, do nobre Advogado, Ex-Presidente da Seccional da OAB em Moji Mirim, e Cofundador e Vice-Presidente da Adesf - Associação de Defesa da Saúde do Fumante, Dr. Luiz Carlos Martins Mônaco.

Descrever em poucas palavras quem foi Dr. Luiz Mônaco não é tarefa fácil.

Como advogado postulou em 1995 em nome da Adesf a Ação Coletiva, hoje em grau de recurso após 16 anos de trâmite processual, que visava já àquela época o cumprimento pelas tabaqueiras brasileiras de inúmeros dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, bem como uma indenização à coletividade fumante pelos vários anos de propaganda enganosa do produto.

Emblemática foi a sua sustentação oral perante o Superior Tribunal de Justiça, na qual venceu por cinco votos a zero renomados juristas deste país relativamente à questão da Inversão do Ônus da Prova processual, fazendo com que as indústrias do fumo tenham que provar em juízo que nicotina não causa dependência e que a influência da publicidade não foi nociva aos consumidores.

Mas foi também pelas qualidades pessoais que Dr. Luiz Mônaco será sempre lembrado com saudade pelos parceiros da luta pela Saúde Pública. Sua nobreza de caráter, educação, simpatia e generosidade ficarão sempre na memória e no coração dos que o conheceram.

A sociedade certamente reconhecerá o seu trabalho, em especial na referida ação coletiva que proporciona ao Brasil e ao mundo uma perícia judicial que reconhece o tabagismo como fator causal do câncer de pulmão e da tromboangeíte obliterante.

Enaltecemos a sua imarcescível contribuição à concretização do ideal do Brasil Sem Tabaco.

Folha/Cotidiano: Luiz Mônaco (1943-2011) - Defensor das vítimas do fumo
.


Resumo mensal de notícias sobre o tabagismo, dentre as quais destacamos:


24/06/11 - Jornal do Brasil - Doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por 63% das mortes no mundo, serão pauta de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York. Nesta semana, representantes da Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e de outras entidades não-governamentais entregaram à embaixadora da ONU para o Brasil, pedido de aumento de preços e impostos sobre o tabaco e destinação da verba para prevenção e combate a essas doenças, que hoje são, no mundo, de apenas 0,9%. 30 mulheres morrem por dia de câncer de mama no Brasil. Para lutar pela inclusão das doenças crônicas não transmissíveis nas pautas da Agenda 21 e nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde, foi criado o Comitê DCNT Brasil

3ª edição digital (ebook) atualizada do livro Responsabilidade Civil Objetiva por Dano Provocado pelo Tabaco no Código de Defesa do Consumidor: Oportunidade para entender porque no Brasil as ações judiciais relacionadas ao tabaco não prosperam. À venda na Livraria Cultura - www.livrariacultura.com.br, no link:.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?sid=620421227137470578744411&nitem=22612823

www.amata.org.br

Assistir Assistir